quinta-feira, 16 de abril de 2009

Chi Kung

Traduz –se como a arte de bem trabalhar a energia.

Compõe-se de um conjunto de exercícios chineses, executados sem esforço e com concentração que induzem a energia a circular pelo corpo, desbloqueando os canais energéticos e mantendo o homem ligado á fonte universal.

Incluídos numa filosofia de vida, foram concebidos sob princípios energéticos, destinados a combater ou prevenir certas perturbações físicas na perspectiva do prolongamento da duração da vida e conservação do bom estado de saúde.

A prática consiste no exercício mental e de focalização, associado ao movimento e á respiração fazendo com que cada acção, seja impregnada duma tomada de consciência, o que produz a real eficácia da sua prática, distinguindo-a da ginástica comum.


Benefícios:

Do ponto de vista estético, relaxa o físico, actua directamente sobre o movimento, criando harmonia nos gestos, corrige a postura, a qual adquire nova segurança e presença.
Melhora concentração, memória, flexibilidade , alivia o stress e problemas dos vários sistemas do corpo, aumenta a vitalidade geral, diminui a fadiga, aumenta a resistência as doenças, entre outros.

2 comentários:

  1. ola Joana muito bom dia!

    Não só é muito interessante de ler como principalmente sentir os exercícios tanto no imediato como a longo prazo. Se mais pessoas descobrissem esta "maravilha" a vida delas certamente tornar-se-ia mais harmoniosa.
    Bem hajas por também acreditares que sempre há uma saida optimista mesmo que nos sintamos encuralados pelas circunstãncias.

    ResponderEliminar